22 de julho de 2010

Inventariando o Bairro Rural da Baixa

Dando prosseguimento à execução do Plano de Inventário da Seção de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba, a segunda área rural a ser pesquisada pela Equipe Técnica, é o Bairro Rural da Baixa, situado às margens do Rio Grande, distante 30 km ao sul do centro urbano da cidade de Uberaba. Continuar visitando e conhecendo a memória da ocupação do espaço rural do município, os fazeres e valores da população destas áreas, continua sendo objeto dos estudos do CONPHAU.

Vista interna da Fazenda Ressaca

O Bairro da Baixa está sendo pesquisado pela Equipe Técnica do CONPHAU, que começou um levantamento de informações, em 2008/9. Estão sendo colhidas fotos, depoimentos de alguns moradores e informações históricas que compõem este esboço inicial. É programa da Equipe Técnica prosseguir com o aprofundamento das análises e estudos nos próximos meses, como prevê o Plano de Inventário.

A historiadora e membro da Equipe Técnica Maria Aparecida Manzan entrevistando os moradores do bairro.


E no desenvolver deste programa, a Equipe Técnica de História retornou na última terça-feira (20/07) ao Distrito Rural da Baixa, registrando a celebração de uma missa na Fazenda Ressaca, de propriedade do sr. Francisco Teixeira Nunes e Roberta Tatiana Silva Nunes, uma das mais antigas da região, onde compareceram cerca de 30 moradores. Dada a notória influência e importância da religiosidade na região, são celebradas três missas mensais, uma na Capela de São José e Nossa Senhora da Conceição, que é o núcleo central do bairro, e duas nas fazendas existentes na região. Ademais, as missas se constituem como importante espaço de socialização entre os moradores, que após as mesmas, confraternizam-se juntamente com o Pe. Vanildo Massaro de Brito, responsável por esta pastoral.



Pe. Vanildo em celebração na Fazenda Ressaca.



Mais fotos da celebração acessem: http://www.flickr.com/photos/conphau/


Nenhum comentário:

Postar um comentário